SERVIÇO MILITAR FAZ ENTREGA DE CERTIFICADOS DE DISPENSA DE INCORPORAÇÃO EM GOIABEIRA 4h2j1i
Goiabeira – A 243 ª Junta Militar de Serviço Militar realizou nesta terça-feira, 10 de Outubro, a cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação.
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Goiabeira e contou com a presença de autoridades locais e de diversos segmentos da sociedade.
Estiveram presentes, o Prefeito Municipal e também Presidente da Junta de Serviço Militar, Hélcio Nogueira, o vice-prefeito municipal Senhor Nemésio Carrijo, 1º Tenente do Exército (PRM 002/04), Arnaldo José Macabu Rodrigues, Sargento Adimilson e Sargento Mércio, a Diretora da Escola Municipal Walmir Sherr, Erley Guimarães Dias, Diretor da Controladoria Municipal, William Marques Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Goiabeira, ilson Tavares, os vereadores Roberto Costa, Jacy Peres (representado pelo Presidente do Conselho Tutelar, Weider Peres), o Presidente da Câmara Municipal de Cuparaque, Custódio Marcelino Neto ´´ Todinho ´´, o secretário da JSM 243 Goiabeira, Natanael Leandro Júnior, a secretária da JSM 052 Conselheiro Pena, e a secretária da JSM 208 Tumiritinga, Priscila Pereira Vieira.
O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) é um documento de suma importância para todo cidadão. Sem ele, o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos a exemplo do Titulo de Eleitor, F e aporte.
Durante o evento, foi destacado que mesmo dispensados de suas obrigações militares, os jovens possuem grande responsabilidade perante a Pátria como cidadãos brasileiros, porque cada um representa o futuro da nação.
Finalizando o ato cívico, o mestre de cerimônia proferiu o encerramento do evento e em seguida foi feita a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação aos jovens alistados.
Vale lembrar aos jovens que não participaram da cerimônia de entrega de certificados, que procurem a Junta de Serviço Militar.
Vários Jovens estiveram na cerimônia e receberam o certificado. O alistamento militar é obrigatório para todo cidadão brasileiro do sexo masculino.
O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar na situação de “fora do prazo”. Ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá:
- Obter aporte ou prorrogação de sua validade;
- Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
- contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
- Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
- Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
- Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
- Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.